- Em um ambiente é imprescindível que os móveis caibam sem ficar atravancado, ou seja, que haja um espaço adequado para a boa circulação das pessoas.
- O layout deve ser bem estudado, questões óbvias muitas vezes são ignoradas numa construção como o quarto estar próximo ao banheiro e a cozinha à sala de jantar. Um outro exemplo que não é muito utilizado no Brasil, porém é bem comum no exterior é a lavanderia ser próxima aos quartos, principalmente se a casa tiver mais de um pavimento.
- As áreas de circulação devem ser "limpas", ou seja, livres de mesinha, pufes, caixas, enfim, todo e qualquer objeto em que se esbarre quando for passar por aquele ambiente.
- A distribuição dos móveis também deve ser coerente com sua necessidade de uso. Uma sala de jantar precisa ter mesa e assentos, bem como, se possível um aparador ou bufê para guardar louças e afins. Uma sala de estar precisa ter um sofá ou poltronas confortáveis, pois seu uso será para relaxamento e lazer.
- Deve se dar atenção também ao espaço físico que se dispõe e sua forma (quadrada, retangular ou em L) para a melhor distribuição dos móveis.
- O tamanho do ambiente é fundamental para decidir que tipo de móveis entrarão nele, ou seja, num quarto pequeno não adianta colocar uma cama kingsize e mais nada...Espaços pequenos devem ter móveis leves e delicados, bem como proporcionais ao ambiente. Quando o ambiente for grande pode-se ousar mais, mas ainda considerando que "menos é mais"!
sábado, 28 de dezembro de 2013
Espaço e Forma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário