quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Paraty, Para mim, Para todos!

Paraty é uma cidade adorável! Simples assim...Durante o período colonial brasileiro foi sede do maior porto exportador de ouro do país. E, por estar localizada quase ao mesmo nível do mar (apenas 05 metros acima), foi projetada levando em conta o fluxo das marés, o que faz com que, periodicamente, muitas de suas ruas sejam inundadas, mas nada desesperador...


No Centro Histórico se encontram os melhores restaurantes, lojinhas e baladas. Como é uma cidade comprometida com o turismo cultural em quase todos os finais de semana acontece algum evento. Isso sem mencionar a mundialmente famosa "FLIP"(Feira Literária de Paraty) que rola no meio do ano e conta com a presença de escritores famosos no mundo inteiro!
Passeios imperdíveis são você alugar um barco que fica ancorado no Porto e conhecer as pequenas ilhas ou pegar seu carro e seguir rumo à Trindade à 30 km do trevo de Paraty. Praia ecológica, rústica e paradisíaca vale cada minuto do passeio.


As Pousadas são inúmeras, para todos os gostos e bolsos, mas confesso que prefiro me hospedar no Centro Histórico, pela facilidade de locomoção, principalmente á noite.
Os turistas se mesclam basicamente entre cariocas e paulistas, pois apesar de Paraty se localizar no Estado do Rio de Janeiro, está muito próxima à divisa com São Paulo.
O clima é bem agradável, mas se não gosta de calorão escolha ir na primavera ou outono que tem os dias ensolarados e a noite mais fresquinha. E prepare sapatos confortáveis e baixos, pois no Centro Histórico você irá caminhar em ruas com as famosas pedras "pé-de-moleque". Quando estiver batendo perna por lá não deixe de conhecer a Igreja "Nossa Senhora dos Remédios" em volta da qual a cidade se desenvolveu.
Boa viagem!











Nenhum comentário: